Sobre

Artista têxtil

Sou artista têxtil, utilizo diversas técnicas, colagens, tintas acrílicas, estampas, tinturas, costura e bordados.

Faço esses bordados à maneira de pintar, mas com tecidos e linhas.

Nesta página reúno diferentes trabalhos, técnicas e materiais.

Eu chamo de arte múltipla, porque comecei a usar esse nome quando imprimia meu trabalho em serigrafia, porque é um trabalho multiplicado, para ser compartilhado entre todos.

Hoje estou bordando com retalhos de tecido, faço bijuterias e bolsas.

Gosto de aprender técnicas, materiais diversos para integrá-los na colagem.

Antes eram pinturas, hoje tecidos e fios coloridos, estampas industriais ou minhas.

"Julio Basle nasceu na província de Mendoza, Argentina, e estudou Artes Visuais na Universidade Nacional de Cuyo. Artista gráfico, desde muito jovem trabalhou com a serigrafia artística e industrial, técnica que dominou por completo.

Em sua busca profissional, Julio Basle desenvolveu novas formas de expressão artística, onde gesto, poesia e verso se uniram para encarnar seus desejos e descobertas.

Grande admirador do arte popular en todas as expressões, Julio Basle aplica bordados e tecidos em suas criações que se misturam em colagens, fazendo seus desenhos e pinturas com traços coloridos e cheios de vibrações.

Sem dúvida, esse é o grande prazer pessoal do artista, utilizar tecidos e linhas em suas obras, sentir a maciez dos tecidos, onde as texturas das estampas o motivam e inspiram a relações mais profundas com os materiais, que são muito táteis e sensuais .

Observar a obra de Julio Basle é caminhar por sentimentos coloridos, inspirados na FLORA E FAUNA do nosso planeta, bem como compreender os rituais de interação com a natureza.

Mais do que um artesão, o artista usa a criatividade e a diversidade em seu trabalho e reconhece que à medida que experimenta novos processos terá uma fonte inesgotável para caminhar em um ofício que tem uma longa história e, portanto, curioso para o que se preparar. ser um artista têxtil cada vez mais completo."

 

Texto: Elaine Zaratin / Foto: Coco Yañez

BASLE 20191002_DSC9332 co.jpg