Sobre

Artista têxtil

Julio Basle nasceu na provincia de Mendoza, Argentina, e estudou artes plásticas na Universidade Nacional de Cuyo. Mora no Brasil há um pouco mais de sete anos. Artista gráfico trabalhou desde cedo com serigrafia artística e industrial, técnica que domina por completo.

Em sua busca profissional, Julio Basle desenvolveu novas formas para sua expressão artística, onde o gesto, a poesia e o traço se uniram para dar corpo aos seus anseios e descobertas.  Sendo grande admirador dos bordados de povos originários, como o Bordado de Tenango com seus animais e flores muito coloridos, Julio Basle aplica em suas criações bordados e tecidos que se misturam em colagens fazendo seus desenhos e pinturas com as linhas coloridas e cheias de vibrações. Sem dúvida, este é grande prazer pessoal do artista, o de utilizar tecidos e linhas em suas obras, sentindo a suavidade dos tecidos, onde a texturas dos estampados o motivam e inspiram às relações mais profundas com os materiais, que são muito tácteis e sensuais.

Observar os trabalhos de Julio Basle é passear por sentimentos coloridos, inspirados na FLORA E FAUNA de nosso planeta, assim como compreender os rituais de interação com a natureza.

Mais que um artesão, o artista utiliza criatividade e diversidade em seus trabalhos e reconhece que na medida em que experimenta novos processos terá uma fonte inesgotável para caminhar no oficio que é de larga data, e assim, curioso que é se preparar para ser um artista têxtil cada vez mais completa.

Texto:  Elaine Zaratin / Foto: Coco Yañez

BASLE 20191002_DSC9332 co.jpg